“Se aprovado, os turistas que vierem nos visitar terão oportunidade de conhecer esses locais da nossa região”, explica o vereador e autor da proposta, Eder Borges (PP). Segundo ele, a iniciativa formalizaria a Rota das Araucárias, reunindo cidades já conhecidas por seus atrativos — como Ponta Grossa e Tibagi — e também os municípios com menor divulgação de suas atrações. “Isso fomentaria o turismo em cidades como Guaraqueçaba, Prudentópolis, Irati e Guamiranga, por exemplo, e aumentaria o tempo de permanência dos visitantes aqui em Curitiba”.
Para isso, a ideia do vereador seria instalar um centro de integração no Parque Barigui, localizado a cerca de 30 minutos do Hotel 10 Curitiba, é um ponto de referência na cidade e facilita o deslocamento dos turistas. “Lá seriam oferecidos, inicialmente, roteiros de um dia com saída pela manhã e retorno à noite”.
A ação, de acordo com a proposta, ocorreria por meio de parcerias público-privadas com divulgação recíproca entre os participantes. “Afinal, o objetivo é movimentar o turismo na capital e auxiliar na estruturação dessas cidades com potencial turístico”, completa Borges.
A sugestão já foi encaminhada à prefeitura de Curitiba para apreciação do Instituto Municipal do Turismo e recebida pelo órgão. No entanto, como não se trata de algo impositivo, cabe ao Executivo avaliar e acatar a proposta. “Para isso, vamos aguardar as definições que envolvem a nova estrutura de governo em nível estadual e federal”, afirmou o superintendente de Turismo em Curitiba, Paulo Nauiack, ao citar outras parcerias que têm sido implementadas.